A Casa SJ foi concebida a partir da ideia de um pátio central, que direciona a distribuição dos cômodos e cria uma circulação funcional, prática e fluída. O projeto tem o paisagismo como protagonista, integrando os jardins e espelhos d’água com todos os ambientes.
Localizada em um condomínio fechado da cidade de Uberlândia-MG, a casa SJ surgiu do desejo de um casal de construir uma residência que permitisse receber seus amigos e familiares em um espaço amplo mas ao mesmo tempo acolhedor. Nesse sentido, o projeto buscou valorizar ao máximo os ambientes de convívio social.
Projetada a partir da ideia inicial de um jardim central que traz o paisagismo como protagonista desempenhando um papel estético e também funcional. A casa possui uma relação marcante com a natureza que se traduz na integração dos jardins e espelhos d’água com os ambientes íntimos e sociais. Esse jardim também promoveu o direcionamento da distribuição dos cômodos e a criação de uma circulação bem definida que contempla a casa como um todo.
A arquitetura segue uma proposta minimalista, funcional e que buscou trazer a sensação de aconchego por meio dos revestimentos naturais a um programa extenso que se desenvolve em um único pavimento. Painéis de madeira e Muxarabis compõem junto aos revestimentos de pedra e a vegetação ambientes confortáveis e acolhedores.
Já na fachada, a proposta arquitetônica se traduz na relação entre um bloco liso sendo contraposto e abraçado por um muro de pedra que percorre todo o terreno. Junto a um trabalho paisagístico de espécies tropicais e folhagens largas, o muro de pedra agrega um valor estético ao mesmo tempo que protege a privacidade dos moradores.