Com uma essência de uso de materiais naturais, a Casa Patrocínio foi implantada em formato “U”, permitindo explorar os ambientes integrados a sua área livre central, valorizando o convívio social junto à natureza.
Projetada para um jovem casal e seus filhos pequenos, a casa Patrocínio conta com amplo espaço de 485m² de área construída, que busca sua integração como um todo. A distribuição dos ambientes em um único pavimento se desenvolve ao redor de um pátio central, o que permite uma maior visão da casa e proporciona a valorização das áreas de convívio destacando o lazer e o convívio social como elementos centrais do projeto.
A arquitetura minimalista proposta para essa residência buscou valorizar a relação dos materiais naturais com a vegetação, trazendo a natureza para dentro dos ambientes. O uso da madeira e da pedra natural promove maior sensação de aconchego tanto para a parte social quanto para a parte íntima da casa.
O volume liso da cobertura se contrapõe aos volumes de pedra e com o jardim na fachada frontal. A sala se abre para os dois lados, permitindo valorizar a vista da paisagem local e promovendo uma ventilação cruzada por toda a área social.
Nesse sentido, o projeto de paisagismo foi pensado para além da integração, buscar a proteção e a privacidade desse ambiente. A piscina localizada no pátio central foi pensada para o lazer dos moradores, mas que também permitisse a prática de atividade física, por isso sua forma retilínea acompanha paralelamente o volume da parte íntima da casa.
A estratégia da ventilação cruzada também foi utilizada na suíte do casal, que possui abertura para os dois jardins. Na abertura voltada para o pátio central, foi utilizado portas em madeira que compõem junto ao painel de madeira maciça ripada do corredor uma maior integração da parte íntima com a parte externa da residência.