Residência aconchegante projetada para um jovem casal que desejava receber amigos, familiares e realizar festas. Utilizamos o conceito de “sala avarandada” e interações fluidas entre os espaços.
A residência foi pensada para um jovem casal que gostariam de um lugar para receber amigos, fazer festas e que no futuro pudessem ter filhos e aproveitarem em família. O conceito usado foi o de “sala avarandada” onde permite que a sala se transforme em uma varanda, deixando assim todo esse ambiente livre interagindo com o ambiente externo. A linha de design seguida pelo escritório é sempre a minimalista, onde menos sempre é mais. A concepção do projeto baseou-se em setorizar as funções da casa, porém as mesmas deveriam estabelecer interações fluídas. O projeto segue uma linha minimalista que pode ser notado pelas formas puras e materiais com apelo arquitetônico clean.
A maior dificuldade foi de conseguir encaixar no terreno de 423m² todo o programa de necessidades dos clientes A planta térrea da casa foi pensada para ser toda integrada, onde, sala de estar, sala de jantar e gourmet tornam-se um único ambiente com aberturas para iluminação natural e ventilação cruzada, dando maior eficiência ao conforto térmico da casa e maior fluidez da planta, além de ter uma vista para o jardim de qualquer ponto da casa. O maior diferencial vai para o grande vão da área social que integra com toda a área de lazer. A fachada se destaca com desenho simples e estética agradável. Por conta do afastamento frontal generoso e uma pequena praça em frente ao terreno, a casa foi pensada em ter a visão de contemplação destes jardins, porém resguardando os moradores, sendo assim, toda a fachada é aberta para fora e protegida com painéis ripados de madeira cumaru, que dão a visão ao lado externo ao mesmo tempo que dão privacidade aos moradores e visitantes
Na garagem foi pensado um painel camarão, que quando aberto, integra a mesma à área de lazer e dá a casa mais uma área de apoio para festas e eventos. O volume superior, também com painel camarão, quando aberto, dá a suíte máster uma vista do jardim frontal e da praça em frente à residência, fechado ele deixa essa vista invadir a suíte com maior privacidade. A madeira é o material predominante da residência, pensada para ser um elemento natural que dê aos moradores sensação de aconchego. O mármore travertino, por ser um material nobre e atemporal, foi bastante usado em vários ambientes da casa: entrada principal, toda área de lazer e banheiros. O projeto de interiores assim como a arquitetura da casa segue mesma linha minimalista, usando materiais nobres e com aspectos naturais a fim de manter a arquitetura clean e atemporal. Foram utilizados tons brancos em todas as paredes deixando a casa leve e com amplitude. Em alguns pontos específicos da decoração foi utilizado madeira em conjunto com tons crus, a fim de proporcionar um equilíbrio estético criando ambientes mais aconchegantes e refinados.
A iluminação do projeto consiste em criar cenas e proporcionar ambientes mais aconchegantes. Luzes pontuais foram estabelecidas para evidenciar passagens, móveis de destaque, e até mesmo para manter vivo o paisagismo durante o período da noite. Para o paisagismo foi pensada uma vegetação mais densa para a abertura norte e vegetação ao entorno da casa com plantas tropicais dando um conforto visual e trabalhando o aconchego aos moradores e visitantes