Projeto conectado com a natureza, com circulação fluida, interação entre interior e exterior, e áreas verdes que abraçam a edificação. Aconchego e arquitetura lado a lado.
O projeto consiste na nova sede de um espaço dedicado à pratica de Yoga. A antiga sede era em uma edificação com estrutura em madeira, telhas de barro e bastante verde, com um espaço totalmente aberto e bem aconchegante. Era como um oásis natural em meio a uma cidade, um lugar de relaxamento e meditação. Porém, já não satisfazia a proprietária por alguns motivos.
O grande desafio foi criar uma nova sede que não perdesse essas características, introduzindo novas tecnologias e materiais que otimizassem o tempo de obra. O conceito primordial foi trazer a interação das áreas internas com as externas, de forma que o verde estivesse presente em todos os ambientes, abraçando a edificação pelos jardins que a entremeiam, trazendo mais a sensação de aconchego e de campo. Também reinterpretamos os 4 elementos naturais, sendo: o ar representado pela integração e leveza em toda a edificação, a terra representada por toda a área verde e vegetações que abraçam os ambientes e as cores quentes e terrosas adotadas, o fogo com uma lareira externa móvel que pode vir a ser acesa em um pátio externo em dias de práticas noturnas e a água através de um espelho d’água escultórico implantado em um dos jardins que entremeiam os blocos principais.
O último elemento, além do simbolismo trazido com a imagem de Ganesha, deus hindu Destruidor dos Obstáculos, também traz conforto com a água que escorre por seus lados fazendo assim o som de cascata. Nos aspectos técnicos, o terreno era formado por dois lotes vizinhos de 1000m² cada, porém foi decidido por implantar a edificação em apenas um dos terrenos, e trabalhar com estacionamento, vegetação e um pátio para práticas externas no outro. A implantação da edificação foi definida para a melhor insolação, com aberturas viradas para leste recebendo, assim, o sol da manhã. Foi optado pela estrutura metálica, que conta com agilidade na construção e fácil manutenção, além de telhas termoacústicas para melhor eficiência térmica.
A edificação é composta por 3 blocos principais separados por jardins, sendo que a unificação dos blocos se dá pela circulação que percorre toda a extensão da edificação. O primeiro consiste na recepção e área de recreação com bancada em concreto com estrutura para cozinhar além de espaço de DML e área de serviço, o segundo conta com os banheiros feminino, masculino e três salas, sendo uma para a administração e as outras duas para locação por profissionais que possam ter relação com o espaço.
Por fim, o último, o coração do espaço, com uma grande varanda para os praticantes esperarem por seus horários em uma área contemplativa, um espaço para a estocagem dos materiais utilizados na prática de yoga e dois salões para a prática, que podem ser integrados. O jardim, além de plantas ornamentais, conta também com um pomar com diversas espécies de árvores frutíferas espalhadas pelo terreno para que os usuários possam colher os frutos em seus momentos de relaxamento.