A arquitetura brasileira e o paisagismo tropical estão presentes na Casa RV3. Com amplos ambientes, o projeto em “L” se abre através de painéis para a área externa, que dispõe de um agradável jardim e contempla uma bela vista da cidade
A residência foi pensada para um jovem casal com 3 filhos com espaço confortável para poder receber amigos e também para as crianças se divertirem. Buscamos inspiração na arquitetura brasileira com uma roupagem contemporânea.
A maior dificuldade do projeto foi em relação ao terreno, em formato triangular, sendo que tivemos de dispor a implantação da casa em “L” para melhor aproveitamento e melhor insolação. Com esse formato, a integração dos ambientes foi o ponto chave, reservamos um braço da casa para um grande salão com os espaços sociais integrados, já no outro braço alocamos os quartos com jardim íntimo e a suíte máster que se abre para os jardins social e íntimo, trazendo maior conforto térmico além de um microclima bastante agradável para o casal.
Toda a casa se abre para a área externa, o que proporciona um fluxo de ventilação cruzada nos ambientes que, somados à grande massa de vegetação, colaboram para um ótimo conforto térmico com ambientes frescos e arejados, além de receberem bastante iluminação natural e permitirem vistas para o jardim de qualquer ponto. O salão contempla um espaço de estar/jantar, a cozinha está inserida nesse salão totalmente integrada e tivemos como solução uma grande bancada gourmet, porém, para dar mais funcionalidade, também foi pensada uma segunda bancada para lavagem de louças embutida em um armário, esta dá a possibilidade de ser “escondida” caso o casal receba visitas.
O conceito da casa foi o de urban jungle, permitindo um microclima bastante agradável com densa vegetação e integração de todos os ambientes sociais e com a abertura do grande vão que dá acesso ao ambiente externo, tornando assim a casa em uma grande varanda. O jardim social da casa foi implantado na parte frontal do terreno, em uma cota mais alta que o acesso principal, porém a vista dele se dá para uma área de proteção ambiental com um belo pôr do sol, a solução para manter a privacidade sem perder a exuberante vista foi pensar em um jardim com grandes volumes de plantas que fazem o bloqueio visual para quem estiver na rua sem obstruir a visão de quem está no jardim.
A casa foi implantada de forma a dar ênfase à bela vista, porém a mesma se volta para o oeste, com grande incidência de sol. Para contornar essa situação, o painel frontal, formado por 4 grandes portas pivotantes, quando fechado se torna uma fachada mais sólida protegendo da insolação e quando aberto se dá para a maravilhosa vista do sol poente, um dos maiores destaques do projeto.
O projeto de interiores segue uma linha minimalista, usando materiais nobres e com aspectos naturais a fim de manter a arquitetura clean e atemporal. Grandes planos translúcidos com esquadrias que podem ser totalmente abertas deram condição para que o jardim pudesse “entrar” na casa, sendo um dos elementos principais para criar ambientes mais aconchegantes e refinados. Já a iluminação do projeto consiste em criar cenas e proporcionar ambientes mais aconchegantes.