Localizada em um condomínio fechado na cidade de Uberlândia-MG, a Casa da Reserva surgiu a partir de uma proposta inicial que buscava vencer o declive do terreno elevando o pavimento social e permitindo uma melhor visibilidade para o horizonte. A topografia foi uma condicionante importante pois também permitiu distribuir o programa da residência em três pavimentos sem criar um grande volume vertical.
O pavimento inferior, destinado ao setor de serviços, conta com uma garagem em pilotis que suspende a residência do terreno e permite maior ventilação para o interior da mesma. O setor social e íntimo foram posicionados, respectivamente, no pavimento térreo e superior, em volta a um pátio central.
O formato em “U” resultado da sua implantação confere uma sensação de acolhimento, transformando a casa em um refúgio em meio ao cenário urbano. A conexão interior e exterior através dos grandes planos de vidro cria uma forte integração do verde à arquitetura.
A escolha de utilizar fechamentos metálicos em corten para o pavimento superior cria um contraponto ao reboco rústico do pavimento térreo. Também promove uma maior privacidade para o interior da casa e protege da incidência solar. O uso estratégico e com pouca variação dos materiais de acabamento confere ao projeto uma estética minimalista sem perder sua sofisticação.